bug-dumb
[Top][All Lists]
Advanced

[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Prezado (a)CURSO REFORMA PREVIDENCIÁRIA NO SERVIÇO PÚBLICO - APOSENTADOR


From: IOC - IONE CURSOS FAVOR DIVULGAR
Subject: Prezado (a)CURSO REFORMA PREVIDENCIÁRIA NO SERVIÇO PÚBLICO - APOSENTADORIAS E PENSÕES
Date: Wed, 6 Apr 2005 15:54:10 -0300

 


CONHEÇA AS SEIS REGRAS DE APOSENTADORIAS, NOS TERMOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E EMENDAS CONSTITUCIONAIS Nºs 20/98 E 41/2003, e LEI 10.887/04 E ON 03/SPS/MPS.

Apresentação:
O curso tem o fim específico de capacitar os servidores responsáveis pelas atividades de execução e fiscalização dos atos inerentes a aposentadoria dos servidores públicos, e também, de pensão civil, nas várias esferas de governo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, conforme dispõe as Emendas Constitucionais nºs 20/1998 e 41/ de 2003.
Objetivos:
Oferecer conhecimentos que possibilitem a aplicação correta das normas inerentes aos procedimentos concessórios e de cálculos de proventos de aposentadoria e pensões civis no serviço Público.
Discutir analisar e orientar quanto às normas e procedimentos que permitam aos servidores uma melhor otimização dos trabalhos com reflexos imediatos na produtividade da área responsável pela instrução dos atos de concessão.
Aperfeiçoar as ações junto aos órgãos responsáveis com a finalidade de aprimorar a qualidade dos trabalhos face às constantes fiscalizações do SIPEC/SEAP/M.P. e, inclusive, do Controle externo do Tribunal de Contas da União.
O curso oferece conhecimentos necessários para a correta aplicação das normas e procedimentos inerentes às aposentadorias e pensões no serviço público.
Discutir, analisar, orientar e esclarecer dúvidas sobre as E.Cs Nºs 20/1998, 41/2003, Lei Nº 10.887/04 e demais regulamentações.
Público - Alvo:
Servidores Públicos dos Poderes da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, que atuem nas áreas de Recursos Humanos, Jurídica e Auditoria de pessoal.
Metodologia:
A metodologia é expositiva com a adoção de dinâmicas de grupo, e exercícios, tendo por base textos oriundos de diversos campos do saber. As dinâmicas estimulam a criatividade, a iniciativa, inovação e a sensibilidade.
Conteúdo Programático:
(Alterações das EMENDAS CONSTITUCIONAIS. nºs 20/98 e 41/03 e MP 167/2003)

I - APOSENTADORIA: COMO PROCEDER APARTIR DA EMC Nº 41/2003
1. REGRAS DO DIREITO ADQUIRIDO
1.1. COM BASE NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 ATÉ 16/12/1998
- Voluntária: com proventos integrais; com proventos proporcionais; e por idade com proventos proporcionais / Invalidez: com proventos integrais; e com proventos proporcionais / Compulsória com Proventos Proporcionais / Especiais: Magistrado: facultativa ou compulsória ou invalidez com proventos integrais; / Juiz Temporário da União: voluntária com proventos integrais; voluntária com proventos proporcionais; por invalidez e compulsória com proventos proporcionais; / Carreira do Ministério Público: facultativa ou compulsória ou invalidez com proventos integrais; voluntária por idade com proventos proporcionais; / Professor - voluntária com proventos integrais / Policial - voluntária com proventos integrais / Atividades de Risco - voluntária com proventos integrais.
1.2. COM BASE NA EMC 20/98 ATÉ 31/12/2003
1.2.1. TRANSIÇÃO - Voluntária: com proventos integrais; e com proventos proporcionais / Especiais: Magistrados, Membros do Ministério Público e de Tribunal de Contas: voluntária com proventos integrais; e voluntária com proventos proporcionais / Professor - voluntária, proventos integrais.
1.2.2. GERAL - Voluntária: com proventos integrais; e por idade com proventos proporcionais / Invalidez: com proventos integrais; e com proventos proporcionais / Compulsória com proventos proporcionais / Especiais: Professor - na educação infantil, ensino fundamental e médio com proventos integrais / Policial - voluntária com proventos integrais / Atividades de Risco - voluntária com proventos integrais.
2. REGRA DE TRANSIÇÃO
2.1. COM BASE NA REMUNERAÇÃO CONTRIBUTIVA (ART.40 §§ 3º e 17 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL APLICAÇÃO DOS REDUTORES DE 3,5% e 5%) - Voluntária: com proventos integrais; e com proventos proporcionais / Especiais: Magistrados, Membros do Ministério Público e de Tribunal de Contas: voluntária com proventos integrais; e voluntária com proventos proporcionais / Professor - voluntária, proventos integrais.
2.2. COM BASE NA REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR NO CARGO EFETIVO - Voluntária: com proventos integrais; e por idade com proventos proporcionais / Especiais: Professor - na educação infantil, ensino fundamental e médio com proventos integrais / Policial - voluntária com proventos integrais / Atividades de Risco - voluntária com proventos integrais.
3. REGRA GERAL - COM BASE NA REMUNERAÇÃO CONTRIBUTIVA (ART.40 §§ 3º e 17 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL) - Voluntária: com proventos integrais; e por idade com proventos proporcionais ao tempo de contribuição / Invalidez: com proventos integrais; e com proventos proporcionais ao tempo de contribuição / Compulsória com proventos proporcionais ao tempo de contribuição / Especiais: Professor - na educação infantil, ensino fundamental e médio com proventos integrais / Policial - voluntária com proventos integrais / Atividades de Risco - voluntária com proventos integrais.
4. DO REGIME PRÓPRIOO DE PREVIDÊNCIA - Das Coberturas Eventuais / Do Controle / Da Contribuição Previdenciária dos Servidores Públicos / Instituição e Limite do Desconto Previdenciário (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) / Percentual de Desconto do Servidor da União / Do Prazo da Noventena do Desconto Previdenciário / Do Atual Desconto Previdenciário / Da Isenção do Desconto Previdenciário / Da Base de Contribuição - Parcelas a Considerar / Desconto Previdenciário - Regra do Direito Adquirido / Desconto Previdenciário - Regras de Transição e Geral / Das Competências Relacionadas aos Regimes Próprios / Da Extinção de Regime Próprio / Da Previdência Complementar - Instituição, Da Opção do Servidor, Da Fixação de Limite de Benefícios
II -TEMPO DE SERVIÇO - Exercício / Critérios de Apuração / Considerado Efetivo Exercício: ausências; afastamentos; licenças e interdições / Para Aposentadoria e Disponibilidade / Para Todos os Efeitos / Especial em Dobro ou acrescido de Um Terço para Aposentadoria / Não Computável / Impedimentos Compulsórios.
III -TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO - Critérios de Apuração / Tempo de Contribuição Fictício / Contagem de Tempo Ficto / Cálculo do Tempo de Contribuição.
IV -CÁLCULO DE PROVENTOS - Vencimento: integral; e proporcional / complemento do salário mínimo / Remuneração / Vantagens: Gratificações e Adicionais: integrais; e proporcionais / adicional por tempo de serviço.
V - CÁLCULO DE PROVENTOS COM BASE NAS EMENDAS CONSTITUCIONAIS nºs 20/98 e 41/2003 e MP 167/2004 - Proventos: integrais; e proporcionais: regra de transição; regra geral; / complemento do salário mínimo; / Gratificações e Adicionais: integrais; e proporcionais; ABONO DE PERMANÊNCIA;
TETO DE PROVENTOS E ACUMULAÇÃO DE PROVENTOS e PARIDADE; NOVOS PROCEDIMENTOS DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA
VI -ALTERAÇÃO DE APOSENTADORIA
- Base Legal / Formalização do Processo / Tipos de Alteração: inclusão de vantagem; substituição de vantagem; inclusão de tempo de serviço ou de contribuição em que integraliza os proventos; e aposentado acometido de doença especificada em lei / Instrução do Processo / Comprovação Documental / Fundamento da Alteração / Vigência da Alteração: retroativa à concessão inicial; retroativa à data do protocolada; a partir da norma legal autorizativa; e a partir da data estipulada no laudo médico / Apostila / Retificação.
VII -INSTRUÇÃO PROCESSUAL: Análise Documental: requerimento de aposentadoria voluntária; declaração de bens e valores; declaração de acumulação de cargos e proventos; mapa de tempo de serviço; certidões de tempo de serviço ou de contribuição; quando responde processo disciplinar; Portarias, Atos e Decretos; título de inatividade; e demais documentos/ Competência Legal das Autoridades/ Publicação e Vigência dos Atos.
VIII - PENSÃO CIVIL: LEI Nº 8.112/90- natureza; beneficiários; ônus; cálculo; divisão; vigência; extinção; reversão; prescrição; prova posterior ou habilitação tardia; condenação por crime doloso; revisão constitucional; acumulação; teto constitucional.
IX -ALTERAÇÃO DE PENSÃO - Base Legal/ Formalização do Processo/ Tipos de Alteração: inclusão de vantagem; substituição de vantagem; inclusão de tempo de serviço ou de contribuição em que altera os proventos do instituidor; e acometimento de doença especificada em lei/ Instrução do Processo/ Comprovação Documental/ Fundamento da Alteração/ Vigência da alteração: retroativa à concessão inicial; retroativa à data do protocolada; a partir da norma legal autorizativa; e a partir da data estipulada no laudo médico/ Apostila/ Retificação.
X-INSTRUÇÃO PROCESSUAL DA APOSENTADORIA-Documentos Indispensáveis: requerimento de habilitação; declaração de acumulação de pensão; certidões; termos de designação e de renúncia; declaração de dependência econômica; portarias; título de inatividade se for o caso; e demais documentos/ Competência Legal das Autoridades/ Publicação e Vigência dos Atos.
Metodologia:
Exposição com recursos audiovisuais, aplicação de exercícios práticos em grupo, estudo de casos específicos e debates.
Recursos Institucionais:
Microcomputador com projetor, Software Powerpoint 2000. Quadro branco ou flipchart e canetas de várias cores.

Instrutor: JOÃO ARAÚJO MAGALHÃES FILHO
- Especialista em Consultoria Geral pela Universidade Federal da Paraíba/Maranata Consultores; Auditoria de Pessoal - pela Escola Nacional de Administração Pública -ENAP, com experiência consagrada em nível nacional, contando mais de vinte e cinco anos na área específica de aposentadoria e pensão no serviço público, tendo exercido na administração pública vários cargos comissionados de natureza relevante, em nível de Diretor Geral e Coordenador Geral, inclusive na condição de Instrutor de várias Instituições, ministrando treinamentos para os servidores: do Tribunal de Contas da União - pela Escola Nacional e Internacional de Controle e Fiscalização; do Ministério da Fazenda - pela Escola de Administração Fazendária - ESAF; de vários Tribunais e demais Órgãos do poder Executivo e Legislativo, além de ministrar eventos para várias empresas e Fundações públicas.

Local do Evento: HOTEL GRAND BITTAR ou Hotel Phenícia Bittar - BRASÍLA - DF
Endereço: SHS QD. 05 BL.A
Carga Horária: 24 horas/aula
Horário: 8h30 às 12h e 13h30 às 18h
Datas:11, 12 e 13 de Abril/2005
Contato para Inscriçâo: Ana Claúdia/Ione
Fones: (0xx61) 223-8360/(0xx61)224-0785
Fax:(0xx61) 322-1815
Email: address@hidden
address@hidden
Site: www.ionecursos.com.br

Dados da Instituição:
Unidade BSB Representação
CNPJ: 06.012.731/0001-33
Inscrição Estadual: 07.450.679/001-48
Banco Bradesco
AG: 3341-3
Conta Corrente: 001939-9

Incluindo: Almoço,coffee-Break, Material Didático, Apostilas, Crachá de Identificação, material de apoio e certificado.

Investimento:
- Individual: R$ 1.420,00
- Três participantes do mesmo órgão: R$ 1.380,00 por pessoa.
- Quatro ou mais participantes do mesmo órgão: R$ 1.330,00 por pessoa.

 

Próximos Eventos - Clique aqui para visualizar

Próximos cursos de março,abril,maio e junho/2005

CURSOS DE ABRIL de 2005:

Curso: SIAFI - GERENCIAL
.:: 06 ,07 e 08 de Abril/2005 - Local: Brasília - DF

Seminário Prático do Processo Administrativo Disciplinar Especial
(Passo a Passo) Ênfase na Sindicância Investigativa
.::11, 12 e 13 de ABRIL/2005 - Local: Brasília - DF

Negociação: Chave para a Efetividade Gerencial
.:: 14 e 15 de ABRIL/2005 - Local: Brasília

Cargos e Salários: do Sistema de Pontos à Remuneração por Competências
14 e 15 de ABRIL/2005

O Poder da Comunicação Verbal e do Relacionamento
.:: 07 e 08 de ABRIL/2005 - Local: Brasília -DF

Seminário Especial:
Análise das questões conflitantes,
discrepantes e confusas contidas no Regime Jurídico Único.
Com Ênfase na Lei 8.112/90 - Questões que têm causado insegurança e inquietação aos integrantes de Comissões de Inquérito Administrativo e/ou Comissão de Sindicância.
.::13, 14 e 15 de Abril/2005 - Local: Brasília - DF
.::18, 19 e 20 de Maio/2005 - Local: Brasília - DF

Reforma Previdenciária no Serviço Público
Aposentadorias e Pensões; - Procedimentos e Rotinas
para Cálculos Constitucionais nºs 20/98 e 41/03
e Lei nº 10.887/04 e MP 167/04
.:: 11 ,12 e 13 de ABRIL/2005 - Local: Brasília - DF

Sistema de Registro de Preços para as Compras e
Contratações na Administração Pública
.:: 18 de ABRIL/2005 -- Brasília - DF

Formação e Habilitação de Pregoeiro - Com Ênfase na Prática
Pregão Eletrônico e Pregão Presencial
.:: 19 e 20 de ABRIL/2005 - Local:Brasília - DF

Como Implementar o Balanced Scorecard
.:: 25 e 26 de ABRIL/2005 - Local: Brasília - DF

Auditoria Governamental
"Fiscalização, Análise e Controle Interno".
.:: 25 , 26 ,27 e 28 de ABRIL/2005 - Local: Brasília - DF

Sistema Financeiro da Habitação - SFH
.:: 26,27 e 28 de ABRIL/2005 - Local: Brasília - DF

CURSOS DE MAIO

Cálculos de Proventos de Aposentadoria,
Pensão e Demais Benefícios no Serviço Público.
.:: 12 E 13 de MAIO/2005 - Local: Brasília - DF

Seminário: COMPRAS
Consolidação das Várias Formas de Comprar
e Contratar na Administração Pública
.:: 30 e 31 de MAIO/2005 - Local: Brasília - DF

Processamento Eficiente das Licitações e Contratações
Diretas da Administração Pública
.:: 02,03 e 04 de MAIO/2005 - Local: Brasília - DF

CONVÊNIOS:
Elaboração, Execução, Acompanhamento
e Prestação de Contas no Serviço Público.
.:: 09,10 e 11 de MAIO/2005 - Local: Brasília - DF

Sistema de Registro de Preços para as Compras
e Contratações na Administração Pública
.:: 12 e 13 de MAIO/2005 - Local: Brasília - DF

Curso Cerimonial e Protocolo de Eventos
.:: 26 e 27 de MAIO/2005 - Local: Brasília - DF

GESTÃO DE PESSOAS
.:: 31 de MAIO e 01 a 02 de Junho/2005 - Local: Brasília - DF

CURSOS DE JUNHO

Seminário Especial:
GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS
de Terceirização e Serviços na Administração Pública
.:: 01,02 e 03 de Junho/2005 - Local: Brasília - DF

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO:
arquivo e biblioteca
.:: 09 e 10 de Março/2005 - Local: Brasília - DF

Inscrições e Reservas
Através dos telefones, e-mail e fax.

address@hidden
address@hidden
Tel: (61) 223-8360/224-0785
Fax: 322-1815
Contatos com: ANA CLÁUDIA, DÉBORA E IONE.

www.ionecursos.com.br

A IOC IONE CURSOS é cadastrada no SICAF.

Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento,
confirmando sua inscrição com até sete dias de antecedência.

A IOC IONE CURSOS RESERVA-SE NO DIREITO DE ADIAR O CURSO HAVENDO INSUFICIÊNCIA DE INSCRIÇÕES.

A INSCRIÇÃO SERÁ CONFIRMADA SOMENTE APÓS O ENVIO DA NOTA DE EMPENHO.

TODOS OS PROGRAMAS DA IOC IONE CURSOS
PODERÃO SER REALIZADOS "IN COMPANY" POR TODO O BRASIL.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

* Obs: Não considere esta mensagem como "SPAM". Este boletim eletrônico é uma produção da IOC Ione - Cursos, enviado às pessoas que estão cadastradas em nossa lista de e-mails. Caso você não queira mais recebê-lo ou considere que foi cadastrado indevidamente, favor responder a esta mensagem escrevendo no campo assunto, cancelar envio".
 

reply via email to

[Prev in Thread] Current Thread [Next in Thread]