[Fsfe-portugal] Re: xhtml -> latex

From: Jaime E. Villate
Subject: [Fsfe-portugal] Re: xhtml -> latex
Date: Wed, 19 Sep 2001 17:25:58 +0100

On Thu, Sep 13, 2001 at 03:45:59AM +0100, Ruben Leote Mendes wrote:
> Podes enviar-me o material necessário para passar de xhtml para latex, ou
> dizer-me onde posso encontrar isso? E já agora quais os pacotes que preciso
> ter
> instalados para fazer a conversão.

(Envio copia à lista, pois pode interessar a outros)

Olá Ruben,
Desculpa demorar tanto a responder mas precisava arranjar um pouco os
ficheiros para poder enviar-te uma copia utilizável; e esta última semana tem
sido de muito trabalho com o início de aulas e o fim do prazo para enviar
contribuições ao congresso Hispalinux no qual coordino o comité de programa.

Envio-te em anexo um arquivo tar comprimido que contem duas páginas de estilo,
xhtml2latex.xsl, xhtml2html.xsl, e 3 scripts xhtml2latex, xhtml2text e
xhtml2html.

A primeira coisa que deverias fazer, depois de descomprimir o arquivo tar, era
entrar no directorio onde están os scripts, examinar o conteudo do exemplo
"test.xhtml" e depois usar os seguintes comandos para produzir varias versões
diferentes:
   ./xhtml2html test.xhtml > test.html
   ./xhtml2text test.xhtml > test.txt
   ./xhtml2latex test.xhtml > test.tex

o ficheiro test.txt é bastante útil para enviar, por exemplo, numa mensagem de
correio electrónico. O ficheiro latex obtido é bastante legível e fácil de
modificar (em principio não debe ser necessário) e serve para produzir
postscript e pdf:
     pdflatex test
     latex test; dvips test

Para poder usar xhtml2text precisas ter lynx instalado. Para xhtml2html e
xhtml2latex é preciso instalar "sablotron" que está em debian/testing. Se tens
debian/stable, podes mudar por um instante para testing, instalar sablotron
(vai pedir instalar/actualizar varios outros pacotes, mas nenhum deles é
perigoso) e depois podes voltar a stable no /etc/apt/sources.list

pdflatex, latex e dvips estão incluidos numa instalação de tetex (tetex-base,
tetex-bin, etc).

Para começar a escrever um novo ficheiro XHTML, podes usar
"template.xhtml". Emacs é bastante útil, usado com o pacote "psgml". Se
tiveres um ficheiro html, pode ser convertido em xhtml usando o pacote tidy:
   tidy -asxml ficheiro.html >ficheiro.xhtml

Para usar os filtros xhtml2*, é necessário que as páginas de estilo estejam no
mesmo directorio do ficheiro xhtml, ou então num directorio que pode ser
definido nos scripts (há um comentario dentro deles que facilita a sua edição).

Qualquer problema que descobras conta-me pois ainda tenho que melhorar as
páginas de estilo. Particularmente xhtml2latex.xsl que ainda não implementa
todas as marcas existentes em XHTML.

Um abraço,
Jaime