libreplanet-br-sp

Re: [lp-br-sp] GSEC e reflexões

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] GSEC e reflexões
Date: Mon, 24 Mar 2014 00:28:24 -0300

On Sunday, March 23 2014, edson duarte wrote:

> olá!

Grande Edson!

> ontem ocorreu o primeiro encontro do GSEC - Grupo Snowden de Estudos
> Criptográficos - no IC e foi bem melhor do que eu esperava.

Caramba, confesso que nem fiquei sabendo desse grupo de estudos.  Aliás,
que nome engraçado :-P.

> para quem quiser ter uma ideia do que aconteceu:
> http://www.ustream.tv/recorded/45181189

Em geral eu não ia apontar problemas, mas nesse caso em específico eu
acho importante, porque vai me ajudar a montar meu argumento.  Esse
site:

- Utiliza Flash, que é uma tecnologia proprietária da Adobe;

- Faz requests para *várias* páginas de tracking, tipo Google Analytics,
  Facebook, Twitter, Adobe, etc.

- Até onde eu vi (posso estar errado), não disponibiliza o link para o
  download do vídeo, nem em formato aberto, e nem em formato
  proprietário.

> o que mais me interessou foi o foco em produzir que o idealizador quer ter,
> será criado um "fundo" para o projeto TOR e toda vez que um alguém
> conseguir contribuir com o projeto, a pessoa recebe 10% do fundo.

Só por curiosidade, quem é o idealizador?

Sobre essa idéia do fundo, eu acho legal.  Infelizmente as coisas
funcionam assim, na base da grana mesmo, ainda que estejamos falando
sobre Software Livre e cultura de colaboração.  Poucas pessoas
contribuem por prazer (ou por quererem retribuir o que a comunidade lhes
dá!).  Vide Google Summer of Code.  Então já que vivemos nesse mundo,
nada mais justo do que se adequar a ele.  Aliás, uma outra idéia seria
fazer doações esporádicas não só pro TOR, mas também pra outros
projetos de SL!

> agora, para um primeiro encontro, o assunto não ficou tão técnico, o que
> foi bom pois quase ninguém entendia do assunto, mas gostei mesmo foi do
> interesse das pessoas, havia mais de 60 pessoas na sala, a maioria da
> computação mas ainda assim com pessoas de diversos cursos (incluindo pós) e
> ainda outras pessoas de fora da unicamp.

Legal, é sempre bom ver a comunidade se interessando por assuntos
importantes como esse.  Espero sinceramente que o idealizador saiba
conduzir as discussões de forma madura e competente (a começar pelo
serviço utilizado pra divulgar as aulas)!

> e eu não tenho certeza de que tipo de comparação quero fazer mas esse
> número de pessoas me fez pensar também no porquê de um assunto
> potencialmente tão mais técnico que software livre ter atraído tanta gente,
> enquanto que o gpsl e o libreplanet não parecem ter o mesmo efeito...

Hehe, aí você jogou a isca, e essa eu sempre mordo!

Eu poderia escrever um e-mail gigantesco citando inúmeras razões pelas
quais assuntos como SL não atraem as pessoas.  Mas nesse caso que você
citou, acho que a resposta maior é uma só: mídia.  Esse assunto de
espionagem foi amplamente divulgado, discutido, e distorcido em rede
nacional de televisão, e na internet também.  De repente, virou febre
brincar que a NSA está espionando todo mundo, e provavelmente postar
essa piada no Facebook pros seus "amigos" curtirem...  Tanto é que esse
evento aí, que tem um título bem sugestivo, escolheu divulgar a gravação
da palestra num site *cheio* de coisas proprietárias que te rastreiam!!!

O Software Livre não é um movimento só técnico, como você bem disse.
Aliás, às vezes o que a gente menos faz é programar!  O nosso lance é
discutir filosofia (aquele velho papo de "o que é liberdade?", ou "BSD é
mais livre que GPL?"), política, e sociedade.  E quando eu digo
"sociedade", quero dizer que boa parte das nossas discussões têm a ver
com esses seus questionamentos também!  Por que é tão difícil trazer
mais gente pro nosso lado?  Por que, mesmo depois de termos começado o
grupo no fim de 2012, continuamos basicamente com o mesmo número de
pessoas realmente engajadas na luta (menção honrosa ao Cascardo, que se
juntou a nós mas sempre foi das antigas também...)?  Onde é que estamos
errando?  Isso até me lembra uma conversa bem recente que eu tive com o
Krisman a respeito de como reformular as aulas pros bixos de modo a
atrair mais gente pra *pelo menos* conhecer o que é SL!

Mas eu vou te dizer o que eu acho.  Nós sofremos porque nós não queremos
quantidade.  Nós queremos qualidade.  Nós não queremos que todos saiam
usando Ubuntu, nós queremos que todos usem Software Livre de verdade, o
máximo possível!  Nós não queremos entrar no Facebook (ou no Twitter,
viu FSF???) pra divulgar nossas idéias!  Queremos (ou pelo menos *eu*
quero) conversar com as pessoas, explicar as idéias por trás do que você
está vendo e usando todo dia no seu computador, e dar chance pra que
elas possam nos questionar também.  (Tô parecendo político nesse
parágrafo, melhor parar...)

Enfim, cara.  Novamente: acho que a resposta pra esse teu questionamento
específico é: a Globo falou que rola espionagem, a Folha de S. Paulo
falou que a espionagem é ruim, e a Veja fez um infográfico (argh!) pra
"ensinar" às pessoas como é que o governo dos EUA as espiona.

Além disso, aposto que o idealizador desse evento deu uma cara
totalmente apolítica a ele.  Ou seja, apesar de não terem rolado
discussões técnicas profundas, é provável que não rolaram discussões
políticas também, e explicações mais amplas sobre os perigos de você,
que quer aprender a criptografar seus e-mails, continuar usando
Facebook.  Certo?  Acho que a pitada de "apoliticidade" (desculpe o
neologismo) faz com que as pessoas também se interessem mais.  Afinal, é
tão chato discutir política, né?  </ironia>

> será que os dois focam demais nos alunos da computação? que não estão tão
> interessados em computação assim...

Não acho que a gente foque muito em alunos da computação, apesar de essa
ser uma grande parte do nosso foco.  Os eventos do ano passado, por
exemplo, foram divulgados de forma a atrair pessoas da comunidade em
geral (mesmo não computeiros).

Sobre os alunos de computação não serem computeiros, isso já é um outro
problema.

> será que o assunto fica técnico demais?

Não sei, o que você acha?  De verdade, queria ouvir mais a opinião das
pessoas.  Acho que, no canal, o assunto varia enormemente, dependendo de
quem está conversando.  Nos bares, também depende.  No último bar, por
exemplo, fomos eu, o Cascardo e o Luiz.  O assunto foi bastante técnico,
mas acho que deu pro Luiz participar, e eventualmente falamos sobre
coisas menos técnicas também.  Mas essa é minha opinião.  Como eu disse,
ia ser legal ouvir outras pessoas.

> será que atacar o windows/mac tão diretamente ofende os usuários?

Posso estar redondamente enganado, mas não acho que nós atacamos a
Microsoft ou a Apple *tanto*.  Obviamente, elas fazem um trabalho
excelente em servirem de exemplo pra atitudes anti-éticas, e acabamos
usando esses exemplos às vezes, mas tenho a impressão de que nós
tentamos falar mais sobre SL e menos sobre o "inimigo".

> eu moro com 12 leigos no assunto e todos usam alegremente seus windows,
> iphone e/ou whatsapp e se tento compartilhar alguma notícia (não técnica
> até) que seja sobre alguma falha de segurança/privacidade em algum desses,
> sou simplesmente ignorado.

Claro, porque não convém a eles prestarem atenção em você!  Mas aposto
que eles iriam, também alegremente, num evento como esse que você foi,
pra falar sobre criptografia, TOR, e espionagem alheia.  As pessoas
sempre têm a impressão de que "comigo não acontece".

> é bem complicado isso... mas bom... é isso por enquanto :)

Valeu pelo e-mail!  Aliás, obrigado pelos e-mails que você tem enviado,
são sempre causadores de discussão, o que é ótimo :-P.

Falou!

--
Sergio