libreplanet-br-sp

Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp

From: Luiz Antonio Izidoro
Subject: Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp
Date: Wed, 11 Feb 2015 17:29:55 -0200

Krisman, não seria legal já começar a divulgar isso? Tipo com cartazes
igual fizemos no SFD.

Não sei se no IC ou na FEEC tem uma comissão de boas vindas aos bixos,
mas caso tenha vc pode conversar com eles pra ver se eles ajudam a
divulgar.

> Racional: Mostrar a praticidade do uso da linha de comando frente
> à interface gráfica.

Bazinga! Esse tem que ser o espírito, talvez mostrar a praticidade do
yotube-dl ajudasse no convencimento da praticidade da linha de comando.

> - Dia 5: Sendo um pouco mais ousado este ano, gostaria de adicionar
> um dia a mais e fazer uma palestra sobre cultura Hacker e sua
> relação com Software Livre.  (Esta é uma tentativa clara de usar
> buzzwords para atrair o interesse dos alunos.  Mesmo assim, eu acho
> que será muito interessante).  Gostaria de abordar questões de
> compartilhamento de dados, privacidade e vigilância, além de que
> sempre é válido citar eventos atuais, como o caso do receitanet, da
> urna eletrônica, do wikileaks, do pirate bay, papers, et al.
Quer ser mais chamativo? Eu colocaria o título da palestra, assim:
Como ser um hacker! ou algo parecido.

> Enfim, as vezes penso se essas aulas técnicas são realmente
> necessárias e se não estamos fazendo um esforço inútil, dada
> aquela história de que os interessados buscarão aprender de
> qualquer maneira e os desinteressados... bom, eles não vão lembrar
> de muita coisa uma semana após o curso.  Por outro lado, apresentar
> a nossa proposta de maneira clara e nesse momento, que é o inicio
> da carreira na computação de muitos ali, pode servir para atrair e
> tocar aqueles que se importam com as questões sociais pertinentes
> ao SL e já tem o espírito de comunidade que buscamos.

Acho que um jeito fácil deles se lembrarem do que aprenderam, e por
consequência do LP, seria fazer uma cartilha ou mesmo handbook com as
dicas básicas ensinadas para referência futura (ou até mesmo consulta
hehe), em PDF.

> Aos membros de Campinas e região, além da revisão acima, convido
> para comparecer às aulas para ajudar na apresentação do time e
> ajudar a sanar dúvidas durante as atividades práticas!  Ainda
> convoco para aquele LibreBar na sexta-feira pós aulas!
Pode contar com meu apoio logístico de sempre.