libreplanet-br-sp

Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Curso de GNU/Linux para os alunos ingressantes da Unicamp 2015 - Cheatsheet
Date: Sun, 22 Feb 2015 20:32:59 -0500

On Sunday, February 22 2015, Gabriel Krisman Bertazi wrote:

> [...]
> pt_BR para os bixos mas não acho essencial.  Dificilmente alguém vai ter
> problema com o inglês, principalmente porque são frases extremamente
> curtas e em computação as coisas sempre são em inglês.
>
> Enfim, claro que não me oponho a uma versão pt_BR.  O Luiz até comentou
> que poderia trabalhar na tradução.  Eu não vou trabalhar nisso porque
> minha prioridade é ter pelo menos uma versão funcionando e corrigir
> os slides, que já vamos começar a usar nessa quarta-feira.  Vou focar
> nos slides agora. :)
>
> Se tivermos uma versão em pt_BR até lá, eu imprimo e uso ela sem

Legal :-).  Eu mesmo não posso me comprometer a traduzir e tal, só
joguei a idéia.  Que bom que o Luiz pode fazer isso!

> A gente explica root, sudo e su nas aulas!
>
> Como o Reference Card é só uma referência, complementar às aulas, eu não
> vejo problema em deixar o comando lá.  De fato, tem coisas menos
> comumente utilizadas (sort, wc) e coisas tão perigosas tanto, um simples
> cat, mv ou rm como root (ou não), por exemplo, que estão lá. :-P

Acho que eu tô meio confuso, então.  Eu achei que o cheat sheet fosse
mais voltado pros bixos, ou pra pessoas totalmente iniciantes em GNU.

Por exemplo, sort e wc podem ser muito mais utilizados por bixos do que
o dd.  Além disso, você não precisa ser root pra usar um simples cat,
mv ou rm; e, mesmo que você seja, me parece que as chances de uma cagada
acontecer com esses comandos é menor do que com dd (eu nunca de "rm -rf
/", mas já fiz cagada com dd).

> Eu acho que a questão não é ter o dd ou não ter o dd.  A informação
> sobre a ferramenta pode ficar lá, como referência.

Pode, mas você mesmo levanta um ponto bem importante: o espaço é bem
reduzido.  Não dá pra colocar qualquer informação lá :-).

> E mais, como o dd é
> útil para gravar imagens, eu acho essencial colocar.

Não me leve a mal; o dd é maravilhoso :-).  Mas eu tenho certeza de que
um bixo vai querer usar um GUI pra gravar imagens ISO.  E eu acharia
melhor apresentar um GUI mesmo.  Acho que essa sempre foi a pegada do
curso pros bixos: apresentar as coisas mais simples, mencionar as mais
complexas (tipo fazer um "shell sex" cheio de pipes pra eles verem o
poder emanando do teclado), e deixar que eles descubram o dd et al
depois :-P.

> Cabe a nós
> explicar o risco de fazer *qualquer tipo de besteira como root*, durante
> as aulas.

Concordo.

> Em todo caso, eu acho suficiente colocar mais uma Quick Tip explicando
> que dd pode ser perigoso.  Podemos fazer assim?

Hm, e desperdiçar mais espaço falando do dd?  Será que não seria melhor
tirar o dd, e falar de mais alguma coisa diretamente útil?

Disclaimer: não estou ajudando em nada esse ano, só dando pitaco!  Podem
jogar minhas opiniões em /dev/null e eu não vou ficar chateado :-P.

> Lembrando a quem clonou o repositório no Gitorious, eu movi o
> desenvolvimento para o servidor do grupo, ok?

Yay!!

Falou,

--
Sergio