libreplanet-br-sp

Re: [lp-br-sp] GNU Social - Mastodon

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] GNU Social - Mastodon
Date: Thu, 4 May 2017 07:27:27 -0300

On Thu, May 04, 2017 at 11:22:36AM +0100, Raniere Silva wrote:
> Como está o uso do GNU Social em http://social.libreplanetbr.org/?
> Será que poderíamos usar https://mastodon.social/?

Não! Eu gosto do GNU Social mais.  :-)

Sinceramente, sempre tive planos de escrever uma implementação
alternativa, mas nunca consegui tempo pra ir além de acessar algumas
APIs como cliente. Acho muito bom que exista uma nova implementação e
que ela tenha atraído mais usuários pra rede, ao invés de fragmentar
ainda mais a rede.

Voltando à sua pergunta, pode pelo menos dar razões pra fazer a
substituição? Não acho que dá pra rodar o "server-side" dos dois em
paralelo, a não ser que sejam dois domínios separados, e não sei bem que
vantagens o mastodon traz nessa linha. Se for pra substituir de vez,
temos que considerar a migração de todos os dados. Quanto ao
'client-side', não sei se há como rodar de forma independente, acessando
o domínio e API do GNU Social.

Abraços.
Cascardo.