libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] matrix instalado no servidor

From: Antonio Terceiro
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] matrix instalado no servidor
Date: Fri, 22 Dec 2017 14:42:18 -0200

On Wed, Dec 20, 2017 at 07:11:47PM -0500, Sergio Durigan Junior wrote:
> Opa,
>
> Só um aviso de que, a pedidos, agora nós temos um synapse (servidor do
> projeto matrix.org) rodando na nossa VM.
>
> Eu não habilitei o cadastro de usuários pela web, porque aparentemente é
> necessário usar o Recaptcha, um projeto do Google que não respeita a sua
> privacidade.  Portanto, por enquanto o cadastro será feito através de
> pedidos.
>
> Você ainda vai precisar de um cliente pra acessar o servidor.  Eu estou
> cogitando a possibilidade de instalar uma versão do riot no servidor
> [...]

hoje por acaso eu notei que existe um cliente desktop chamado nheko que
já está no Debian ...

Package: nheko
Version: 0.0+git20171116.21fdb26-2
[...]
 Nheko is a Qt-based chat client for Matrix, an open, federated communications
 protocol.  The motivation behind the project is to provide a native desktop
 app for Matrix that feels more like a mainstream chat app and less like an IRC
 client.

o número de versão não inspira lá muita confiança, mas pode já ser um
bom começo. pra quem usa um cliente baseado em libpurple, tem também um
purple-matrix, que menciona explicitamente na descrição várias
limitações ...

Package: purple-matrix
Version: 0.0.0+git20170530-1+b1
[...]
 Plugin for libpurple which adds the ability to communicate with
 matrix.org homeservers to any libpurple-based clients (such as
 Pidgin).
 .
 This project is somewhat alpha, and only basic functionality has been
 implemented. Sending and receiving simple text messages is supported,
 as is joining rooms you are invited to by other users.
 .
 The following are not yet supported:
  * Creating new rooms (and one-to-one chats)
  * Joining existing rooms by alias instead of room_id
  * Presence indication
  * Typing indication
  * Videos/rich text in messages
  * Account registration