noname-pt

Re: [Noname-pt]Desisti do Noname

From: Carlos 'Bill' Nilton
Subject: Re: [Noname-pt]Desisti do Noname
Date: Sun Jan 6 20:39:01 2002

Olá!

Eu pelo menos mandei duas mensagens no começo da lista e vi que depois se
tornou cada vez mais difícil contribuir, pelos seguintes motivos:

- Apesar da distro ter uma orientação, ela não é forte o suficiente para que
ela se justifique. Não adianta dizer "é uma distro para admins e usuários
avançados". Isto, pelo menos pra mim, não cola: ou você traça metas bem
definidas - e, principalmente, determina um objetivo pro seu trabalho que
ainda não tenha sido alcançado por sucesso por ninguém -, ou está fadado à
frustração. Não adianta falar de simplicidade se você tem o Slack, a Rock, a
isso, a aquilo... É preciso *algo mais*. Pensar em segurança (muitos
tentaram, ninguém conseguiu), em facilidade (queiram ou não, já está
começando a ficar difícil se tornar a melhor distro nisso), em organização
(como os BSD's). O lance dos ports foi bem legal, mas putz, acho que faltou
tratar tudo de forma criteriosa e cuidadosa antes. Pra mim a galera foi todo
pro lado mais prático e divertido (escolher aplicações) do que pro teórico.

- Existe um entrosamento maior entre alguns membros da lista que outros.
Claro que a *todos* os participantes foi dada a oportunidade de opinar. Claro
que *todos* puderam dar sua contribuição, mas é indiscutível que uns tem mais
afinidade com as idéias de outros... Não gostaria que o Fred (que é o cabeça
aqui, indiscutivelmente) achasse que isso é uma crítica à ele: participei do
fórum do Slackware durante o tempo em que ele existiu, e sempre o tive como
alguém muito bom (aliás, graças ao nome "pouco abrasileirado", foi uma grande
surpresa descobrir que ele era um morador de Niterói :). Acho que esse
problema é inerente ao modelo de desenvolvimento GNU/Linux, e que só se
resolve, por exemplo, com um modelo *rigidamente* baseado em votações por um
grupo de desenvolvimento específico (que pode ter por exemplo 100
participantes, como em alguns projetos).

Apesar de apresentar nesta mensagem duas críticas, não acho que o projeto
deve parar. Participo de outra lista, de outro grupo, que pretende trabalhar
em cima de outro sistema operacional livre no Brasil (inclusive acho que
existem outros membros daquela lista aqui) - e no outro grupo também existem
hiatos, delongas e discussões (estou há quase dez dias sem receber um mail).

Isso não me fez parar. Eu posso não ser um grande cavaleiro do software
livre, mas meu braço e minha espada sempre estarão à disposição enquanto
houver trabalho a ser feito ;)

Um abraço a todos.
--
Carlos "Bill" Nilton
"Truly great madness can not be achieved without significant