libreplanet-br

Re: Chamada para contribuições com o servidor

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: Chamada para contribuições com o servidor
Date: Wed, 13 Jan 2021 08:47:33 -0300

Em 12/01/2021 18:06, Sergio Durigan Junior escreveu:
> Não sei como funcionaria esse lance de "Produce an annual report of your
> project progress, milestones, and development roadmap".

Já fiz alguns destes uma vez, basicamente eles querem que o projeto que se
hospeda lá seja ativo, no sentido de provar em relatório anual após ter ficado
um ano hospedado ali, provando detalhadamente e com referências: as/os
conquistas/progressos conseguidas(os); os objetivos (marcos/milestones)
cumpridos no ano base, bem como os que estão por vir limitados ao ano
imediatamente posterior; e um mapa do desenvolvimento/conclusão de algum
objetivo com tempo limite, geralmente expresso em um diagrama/gráfico de Gantt
onde um objetivo pode se desdobrar em vários no eixo vertical, tendo uma série
temporal no eixo vertical, com barras para cada objetivo representando suas
datas limites iniciais, finais ou de atraso, com cores de fundo ou porcentagem
representando seu progresso.

Estes requerimentos podem sim ser cumpridos e, dependendo do caso, me disponho
a ajudar em alguns dos processos de organização. Porém, precisamos definir:

a) missão;

b) visão;

c) valores, no sentido de “o que mais importa para nós e o que esperamos que
outros sigam/respeitem dentro do grupo”;

d) comitê direcionador, grupo-chave de pessoas responsável por nortear as ações
em geral;

e) membros ativos atuais, quem atualmente se dispõe a contribuir de forma nem
sempre monetária a qualquer objetivo atual ou futuro, e quais são suas
particularidades ou circunstâncias);

f) membros inativos potenciais, oposto de (e);

g) pontos fortes/fracos (controláveis/internos e geralmente únicos) e
ameaças/oportunidades (incontroláveis/externos, opcionalmente divididos entre
outros ambientes, como o econômico, político-legal, social, tecnológico, etc.);

h) objetivos;

i) para cada objetivo:

i.a) estratégias (descrição superficial) de como alcançar;

i.b) táticas (descrição detalhada) de como alcançar, pode se dizer que são a
operacionalização dos objetivos e, nesse sentido, é comum se desdobrar em
outros objetivos, caso em que para cada um destes o item (i) inteiro se repete;

i.c) unidade de medidas a serem usadas como indicadores para controle dos
progressos;

i.d) meta, em unidades do “indicador” acima, para considerar o objetivo como
alcançado;

i.e) prazos;

i.f) iniciativa usada para poder estimular o alcance da meta, iniciativas estas
que não se resumem apenas a ação inerente ao objetivo. Por exemplo, se o
objetivo for “desenvolver o recurso X no projeto Y”, se X precisa de
conhecimento em JavaScript, HTML e CSS, então uma iniciativa *válida* seria
“recrutar alguém com conhecimento em JS, HTML e CSS” ou “ajudar o Fulano a
obter conhecimento em […]”;

Finalmente, como *opcional*, penso que a sugestão em [1] pode ajudar,
principalmente se formos fazer atividades que requeiram representação.

# Referências

[1]:
https://libreplanet.org/wiki/Group:LibrePlanet_Brasil#Formalizar_representatividade_nacional_na_legisla.C3.A7.C3.A3o_brasileira
 .

--
* Ativista do software livre
        * https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
        * Membro dos grupos avaliadores de
                * Software (Free Software Directory)
                * Distribuições de sistemas (FreedSoftware)
                * Sites (Free JavaScript Action Team)
        * Não sou advogado e não fomento os não livres
* Sempre veja o spam/lixo eletrônico do teu e-mail
        * Ou coloque todos os recebidos na caixa de entrada
* Sempre assino e-mails com OpenPGP
        * Chave pública: vide endereço anterior
        * Qualquer outro pode ser fraude
        * Se não tens OpenPGP, ignore o anexo "signature.asc"
* Ao enviar anexos
        * Docs., planilhas e apresentações: use OpenDocument
        * Outros tipos: vide endereço anterior
* Use protocolos de comunicação federadas
        * Vide endereço anterior
* Mensagens secretas somente via
        * XMPP com OMEMO
        * E-mail criptografado e assinado com OpenPGP