libreplanet-br

Re: Servidor XMPP para robô transmissor de XMPP para IRC e vice-versa

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: Servidor XMPP para robô transmissor de XMPP para IRC e vice-versa
Date: Tue, 26 Jan 2021 08:42:47 -0300

On Mon, Jan 25, 2021 at 08:34:58PM -0300, adfeno--- via LibrePlanet Brasil
wrote:

> Até onde sei daria mais trabalho, uma vez que terias que ter uma terceira
> conta (na Matrix) para o bot em mais um servidor. Além disso, se optar por
> não implementar o bot e deixar apenas o pessoal do Matrix com a possibilidade
> de se conectar ao XMPP e ao IRC, então não estaríamos incluindo o pessoal que
> prefere usar somente IRC, ou somente XMPP, nas conversas de um ou outro.

Estou falando de usar uma integração sem "bot". No Matrix, existe a
noção de "pumbled rooms". O pouco que pude investigar, aparentemente,
alguém estava trabalhando em um "componente XMPP" (XEP-0114) que
integrava com Matrix. Assim, para os usuários da sala XMPP, as mensagens
vindo do servidor Matrix pareceriam nativas. Fazendo a ponte do outro
lado com IRC, os usuários do canal IRC seriam capazes de enviar
mensagens para a sala XMPP.

> Uma possível vantagem do bot do lado da Matrix seria se o bot transferisse
> mensagens entre salas IRC, XMPP e Matrix, e vice-versa. Todavia, não sei de
> um bot que faça isso uma vez que não conheço muito bem a Matrix.
>
> Sendo o bot da Matrix ou sendo uma mistura de bot IRC/XMPP (este último que é
> o que estou tentando implementar através do bot Hybridbot, [1]), de qualquer
> forma teria que ter conta registrada separada para o bot em cada um destes
> meios de comunicação.

Meu ponto é justamente que não precisaria ter uma conta XMPP. Ainda que
não fosse um componente XMPP (que exigiria sim privilégios de acesso ao
servidor XMPP), dada a natureza federada do XMPP, poderia ser um
servidor à parte.

> A título de exemplo, no IRC do chat.freenode.net os bots devem ter conta
> particular deles, com metadados informando o mantenedor e deve receber
> capa/cloak os identificando como robôs, sem falar no fato de que o FreeNode
> agora exige registro no NickServ para poder dar voz em todos os canais.

Já no caso do IRC, entendo as limitações, mas entendo que elas impactam
tanto um bot, seja "puppeteer" ou não, quanto uma "bridge". Talvez mais
"bridges"/"puppeteers", já que fariam múltiplas conexões.

> Já no XMPP, fazer o bot ocupar a mesma conta que um usuário normal pode ser
> incômodo para este visto que mensagens privadas também apareceriam para ele.
>
> Em todos os casos há o risco de o bot ser manipulado de modo a mandar
> mensagens de operação da conta para que esta faça outras coisas, por exemplo,
> ser desregistrada, mas pelo pouco que estudei o Hybridbot ([1]), ele não tem
> suporte a estas coisas, visto que só entende os comandos prefixo + “help”
> para dizer quem é o seu dono e prefixo + “users” para a lista de usuários do
> outro canto/ponta da conexão.

Acho que, no final das contas, trata-se de uma preferência minha de que
a integração pareça mais nativa, ou seja, cada usuário do IRC parece um
usuário na sala XMPP e vice-versa, ao invés de um "bot"/usuário
repassando mensagens dos outros.

Cascardo.