[Fsfe-portugal] Somos 11

From: Jaime E . Villate
Subject: [Fsfe-portugal] Somos 11
Date: Wed, 2 May 2001 15:26:46 +0100

Viva,
Primeiro que tudo devo pedir desculpas por demorar tanto tempo a dizer alguma
coisa, mas como Loic pus o meu nome como administrador da lista, pensei que
estaria automaticamente na lista de assinantes e não foi assim. Hoje foi que
reparei que já tinham chegado várias mensagens que eu na recebi por não estar
na lista.

Neste momento estamos onze pessoas na lista; 8 deles já temos dito alguma
coisa e temos mais 3 que não conheço.

José perguntava em quê podia ajudar. Primeiro terá que nos ajudar a definir o
que temos que fazer. O nosso objectivo é criar a divisão portuguesa da
FSF. Como já foi criada a FSF Europeia (FSFE), o caminho a seguir é criar uma
secção portuguesa de FSFE. A criação de estatutos por tanto deverá ser feita
de comum acordo com FSFE (nessa altura será valiosa a experiência de João
Neves no assunto), mas primeiro teremos que convencer à FSFE a admitir
uma secção portuguesa.

Para admitir novas secções de outros países, a FSFE exige que exista alguma
pessoa conhecida e de confiança que fique à frente da secção. No início de
Abril que estive em Madrid na Linux Expo, Tim Ney da FSF e os membros de GNU
Espanha manifestaram-me o seu apoio para tentar criar a filial portuguesa da
FSF. Entrei logo em contacto com Georg Greve (presidente da FSFE) mas ele acha
que o correio electrónico e as conversas telefónicas não chegam e quer
conhecer-me pessoalmente antes de dar a sua aprovação. O mais cedo que eu posso
ir até Hamburgo a falar com Georg é em Julho. Se alguém de esta lista pode
entrar em contacto pessoal com ele antes de Julho, tal vez possamos acelerar o
processo.

No entanto creio que há muitas coisas que podemos ir preparando para a futura
FSF Portugal. O primeiro é conhecer-nos mutuamente. Já alguns têm feito as suas
apresentações; passo a fazer a minha: sou professor auxiliar da Faculdade de
Engenharia da Universidade do Porto, desde há 9 anos. Sou um dos membros
fundadores do chamado "Reino Linux" (http://reinolinux.fe.up.pt) e no ano
passado organizamos "Porto Cidade Linux Cidade Tecnológica"
<http://reinolinux.fe.up.pt/cidadelinux/index.html> (uma mega-LIP em frente da
câmara municipal do Porto). Colaboro com o projecto GNU (sou um dos
administradores de Savannah) e recentemente fui admitido como "maintainer" de
Debian. Trabalho também em vários projectos de software livre com grupos
espanhóis.

Cumprimentos,
Jaime