libreplanet-br-sp

Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day - Free Software Foundation Europe -

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day - Free Software Foundation Europe - Supplies
Date: Wed, 19 Jun 2013 00:42:15 -0300

On Wednesday, June 19 2013, Thadeu Lima de Souza Cascardo wrote:

> Hum. A data casa com o plano de outro evento que tenho discutido com o
> Sergio, o Leonardo Garcia do LTC, e outras pessoas.
>
> E parece também coincidir com o SECOMP na Unicamp, se não estou
> enganado. Teríamos o espaço da Unicamp pra realização deste evento.
>
> No entanto, o público alvo e o propósito do evento são diferentes.
> Trata-se de um encontro de desenvolvedores de software livre de
> sistemas, ou seja, coisa mais baixo nível e voltada para desenvolvedores
> upstream.
>
> Será que a gente consegue casar os três eventos, sem correr sérios
> [...]

Bah, na realidade o Panaggio me confessou que ele havia falado algo
sobre unirmos os dois eventos (o SFD e o nosso evento de "baixo nível"),
durante nossa conversa na pizzaria pós Tosconf.  Como eu não ouvi, e
você aparentemente também não, então deixamos passar a oportunidade de
discutirmos isso ao vivo :-).  Mas não faz mal.

Antes de falar mais: eu não vou considerar a SECOMP na discussão.
Definitivamente não acho a SECOMP um bom evento, rola muita coisa de
mercado, pouquíssima de software, e nada de liberdade.  Além disso, o
"evento" pré-SECOMP que foi organizado recentemente (sobre "privacidade
na internet") foi pior que lastimável.  Não sei se você chegou a ler a
troca de e-mails que rolou na lista sobre ele, mas se não leu,
recomendo.  Então, da minha parte, eu sou totalmente contra juntarmos o
SDF com o SECOMP.

Mas continuando (apenas a respeito do SDF e do evento de baixo nível)...
Bem, depois que o Panaggio me falou da idéia dele, eu fiquei um tempo
pensando a respeito.  O grande problema é isso mesmo que você mencionou:
são eventos com temáticas diferentes, apesar de cobrirem coisas de SL.
Então, pelo menos de início, eu não acho legal unirmos os dois.  Eu
pensei em algumas coisas (absurdas ou não) pra essa questão:

- Fazermos os dois eventos no mesmo dia, e no mesmo local (mas deixando
  claro que são dois eventos).  O lado bom disso é que quem quiser ir
  pra um evento vai fatalmente encontrar gente que raramente encontra, e
  isso pode ter um impacto positivo depois.  O lado ruim é que as
  pessoas que curtem os dois lados (tipo eu ou você) provavelmente
  teriam que deixar de ver coisas de um lado pra ver do outro.  Outro
  lado bom é que isso iria aumentar o número de pessoas pra organizar as
  coisas, o que também pode contar pontos na hora de pedir um local pra
  realizar os eventos.

- Fazer um evento em um dia, e o outro no próximo dia.  O SDF vai
  acontecer no Sábado, dia 21 de Setembro (impreterivelmente), então o
  outro evento pode acontecer na Sexta ou no Domingo.  Enfim, o ponto é
  que isso talvez chame a atenção de mais pessoas tanto pra um quanto
  pro outro evento, e inclusive a divulgação dos dois pode ser
  conjunta.  Faríamos uma "mini-semana" (conceito absurdo) de 2 dias de
  coisas sobre Software Livre.  Talvez até rolaria dar um nome próprio
  pra esse "evento de 2 dias", deixando claro que o segundo dia é o SFD
  :-).

Bem, no fundo são só 2 coisas que eu pensei, agora que percebi...
Enfim, inicialmente essas são minhas idéias.  O ponto é tentar maximizar
a divulgação de cada um (que têm como ponto em comum o Software Livre),
mas sem misturar público muito técnico com entusiastas/curiosos.

O que vocês acham?

--
Sergio