[Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Fundação vs Associação

From: Ruben Leote Mendes
Subject: [Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Fundação vs Associação
Date: Mon, 21 May 2001 16:30:07 +0100

Olá,

On Mon, May 21, 2001 at 09:32:21AM +0100, João Miguel Neves wrote:
> Hoje em dia não é tão lento iniciar uma associação como era há alguns
> anos atrás. Penso que o processo total pode estar despachado em 2 meses,
> e é porque, neste caso, como o Jaime só se pode encontrar com o
> presidente da FSFE em Julho devemos começar o processo na pior altura do
> ano, Agosto.

Acho que podemos começar o processo já. Se não me engano a primeira coisa a
fazer é solicitar a denominação da associação ao RNPC (Registo Nacional de
Pessoas Colectivas). Se nos decidirmos por um nome podemos já contactar o
RNPC com o pedido. Aqui temos duas alternativas, ou registamos um nome tipo
"Fundação para o Software Livre" / "Free Software Foundation Europa -
Secção Portuguesa", ou algo como a APRIL "Associação para o Software Livre".
No primeiro caso não sei até que ponto o RNPC vai levantar problemas por
usarmos o termo "Fundação" e solicitarmos a criação de uma associação. Até
talvez impliquem com nomes em inglês. O problema com a segunda hipótese
é que não aparece explicitamente a referência à FSF.
Em qualquer dos casos eu ofereço-me para tratar do pedido e para pagar as
despesas inerentes.

Depois temos de fazer os estatutos. Além disso acho que basta ir ao notário
fazer a escritura e pedir a publicação no Diário da República. Falta algum
passo? Temos obviamente que arranjar pessoas que estejam interessadas em
fazer parte dos Corpos Gerentes (Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e
Direcção).

Cumprimentos.
--
Rúben Leote Mendes - address@hidden