[Fsfe-portugal] Sede, Conta Bancária e Órgãos Sociais

From: Ruben Leote Mendes
Subject: [Fsfe-portugal] Sede, Conta Bancária e Órgãos Sociais
Date: Sat, 2 Jun 2001 05:27:16 +0100

Olá a todos.

Acho que existem alguns assuntos que convém ir debatendo na lista para serem
possivelmente decididos na reunião de dia 9.

1 - Sede
========

Para a constituição da associação vamos precisar de arranjar uma sede.
Para já acho que não vai ser fácil arranjar uma sala exclusiva só para nós.
Talvez alguma universidade, uma câmara municipal ou junta de freguesia
disponibilizem um espaço. Alguém tem contactos que possam ajudar?
Em último caso a sede será em casa de um de nós. Não seria a primeira nem
será concerteza a última associação em que tal acontece.
De qualquer das maneiras vamos ter de escolher uma cidade onde estará
sediada legalmente a associação. Deixo este assunto aberto à discussão.

2 - Conta Bancária
==================

Será necessário abrir uma conta num banco. Numa associação a que pertenci
a movimentação da conta podia ser feita com duas assinaturas de entre o
Presidente da direcção, e Tesoureiro e o Vice-presidente. Sugiro o mesmo
esquema.

3 - Órgãos Sociais
==================

Outro assunto importante é a constituição dos Órgãos Sociais. Proponho a
seguinte estrutura:

Mesa da Assembleia Geral
  - Presidente
  - Secretário
  - Vogal

Direcção
  - Presidente
  - Vice-Presidente
  - Tesoureiro
  - Secretário
  - Vogal

Conselho Fiscal
  - Presidente
  - Secretário
  - Vogal

São portanto necessãrias 11 pessoas para preencher todos os cargos. Podemos
reduzir o número de elementos da direcção para 3 (o Código Civil impõe um
número impar), mas devido à importância deste órgão acho preferivel 5.
Talvez não seja fácil arranjar pessoas sufientes uma vez que a lista tem
28 assinantes (segundo uma mensagem recente do Jaime).

Quem está disposto a fazer parte dos órgãos sociais? Eu estou.

Se houver alguém que esteja completamente fora do funcionamento de uma
associação e queira algum esclarecimento sobre as competências de cada um
destes órgãos, eu posso tentar dar uma explicação.

Se conseguissemos até dia 9 arranjar 11 voluntários podiamos durante a
reunião decidir que cargo vai ser ocupado por quem. Ficam já aqui algumas
sugestões de ordem prática.

- Os membros da Direcção devem dispor de algum tempo livre para dedicar à
  associação pois este é o órgão executivo. De qualquer maneira acho que
  todas as tarefas que possam ser delegadas o devem ser, de modo a distribuir
  o trabalho por um maior número de voluntários.

- Sem querer relegar os nossos colegas que estão no estrangeiro para segundo
  plano, acho que para o bom funcionamento de todos os órgãos seria preferível
  que estes fossem preenchidos por pessoas residentes em Portugal.

- Supondo a utilização do esquema que referi em cima sobre as assinaturas
  para a movimentação da conta bancária, seria bom que pelo menos duas das
  três pessoas com poder para movimentar a conta estivessem próximas
  geograficamente.

Aguardo os vossos comentários.

Um abraço.
--