[Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Sede, Conta Bancária e Órgãos Socia

From: Jaime E . Villate
Subject: [Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Sede, Conta Bancária e Órgãos Sociais
Date: Tue, 5 Jun 2001 11:17:15 +0100

On Sat, Jun 02, 2001 at 05:27:16AM +0100, Ruben Leote Mendes wrote:
> Acho que existem alguns assuntos que convém ir debatendo na lista para serem
> possivelmente decididos na reunião de dia 9.
Boa ideia

> 1 - Sede
> Para a constituição da associação vamos precisar de arranjar uma sede.
> Para já acho que não vai ser fácil arranjar uma sala exclusiva só para nós.
> Talvez alguma universidade, uma câmara municipal ou junta de freguesia
> disponibilizem um espaço. Alguém tem contactos que possam ajudar?
Não me estou a lembrar de nenhum; esperemos que alguém venha com uma proposta
para a reunião.

> 2 - Conta Bancária
> Será necessário abrir uma conta num banco. Numa associação a que pertenci
> a movimentação da conta podia ser feita com duas assinaturas de entre o
> Presidente da direcção, e Tesoureiro e o Vice-presidente. Sugiro o mesmo
> esquema.

Concordo. É o mesmo método que se usa para a administração de condomínios e
funciona bem; como dizes mais para baixo, o importante é que as duas pessoas
estejam perto. Quando houver mudança dos membros da direcção, leva-se uma
cópia da acta ao banco e eles mudam as assinaturas das pessoas autorizadas a
movimentar a conta.

> 3 - Órgãos Sociais
> Outro assunto importante é a constituição dos Órgãos Sociais. Proponho a
> seguinte estrutura:
> São portanto necessãrias 11 pessoas para preencher todos os cargos. Podemos
> reduzir o número de elementos da direcção para 3 (o Código Civil impõe um
> número impar), mas devido à importância deste órgão acho preferivel 5.
Também acho melhor manter os 5.

> Talvez não seja fácil arranjar pessoas sufientes uma vez que a lista tem
> 28 assinantes (segundo uma mensagem recente do Jaime).

Acho que podemos recrutar mais pessoas que não estejam na lista mas que algum
de nós conheça e que se identifiquem plenamente com a causa do software
livre. Eu convidei à reunião a Raúl Oliveira (Reino Linux) e a Jorge Miguel
Gonçalves; com eles dois somos 7 os participantes confirmados para a reunião
(+Ruben, João Miguel, Matti, Bruno Filipe, RMS e eu); Frederico ainda não
confirmou se vem, mas espero que sim. Tal vez mais alguém do gildot ou dos
grupos de utilizadores esteja disposto a vir à reunião?

> Quem está disposto a fazer parte dos órgãos sociais? Eu estou.
Eu também.

> Se houver alguém que esteja completamente fora do funcionamento de uma
> associação e queira algum esclarecimento sobre as competências de cada um
> destes órgãos, eu posso tentar dar uma explicação.

Era bom que desses um esclarecimento na reunião do Sábado. Outra dúvida que
tenho é se em Portugal a lei permite que uma associação como esta faça
votações via correio (electrónico, electrónico+pgp, correio normal?).

> Se conseguissemos até dia 9 arranjar 11 voluntários podiamos durante a
> reunião decidir que cargo vai ser ocupado por quem. Ficam já aqui algumas
> sugestões de ordem prática.
Especialmente as pessoas que não podem vir à reunião, era importante que
nos informassem da sua disponibilidade/preferências para os cargos, e (se
ainda não o fizeram) da sua localização geográfica.

Jaime