[Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Missão (era Re: Primeira Reuniã o)

From: Jaime E . Villate
Subject: [Fsfe-portugal] Re: [Fsfe-portugal] Missão (era Re: Primeira Reuniã o)
Date: Tue, 12 Jun 2001 20:18:28 +0100

Uf!, quem tenha sobrevivido à avalanche de correio de hoje e ainda não tenha
desistido da lista, merece realmente pertencer à "ANSOL" (é o nome que mais
gosto até agora; se quiserem outra sugestão: ANCIL: Associação Nacional da
Comunidade da Informática Livre, Associação Nacional de Computação e
Informática Livre, etc.)

On Tue, Jun 12, 2001 at 08:27:48AM +0100, João Miguel Neves wrote:

> - Divulgação e promoção do software livre
> - Protecção e defesa do software livre
> - Apoio a organizações que trabalham e/ou promovem software livre

Acho que a missão deve ser uma frase simples e curta que reflecte o objectivo
da associação; algo como o primeiro item que vocês sugerem:

   "Divulgação e desenvolvimento do Software Livre em Portugal"

A seguir pode vir uma lista mais extensa de objectivos estratégicos.

> Na prática, divulgação e promoção inclui (aviso, isto é para ser
> construído ao longo do tempo, não no primeiro dia):
Podemos ter uma lista de objectivos a curto e longo prazo

> [...]
> utilizador (não é obrigatório ser a própria associação - estou a pensar
> aqui mais em termos de rede de FSUGs (Free Software User Groups)).
> - Criação de uma rede empresarial - provavelmente integrada com a GNU
> Business Network. Este ponto é crítico, a nossa credibilidade é
> completamente diferente se falarmos de software livre e se nos disserem
> algo do tipo "Isso é tudo muito giro, mas eu tenho o problema X e quem é
> que mo resolve agora ?" e nós lhe entregarmos uma brochura com uma lista
> de contactos de empresas que trabalham com software livre.

De acordo.

> Protecção e defesa do software livre:
>
> - Participação no projecto "Securing Free Software" (traduzir a GPL e
> garantir a sua conformidade à legislação portuguesa).
Teremos que nos informar com um advogado se a licença actual em inglês tem
alguma validade em Portugal.

> - Apoiar processos em tribunal de autores portugueses ou estrangeiros
> cujo software tenha sido abusado por portugueses.
Parece-me interessante defender aos autores, mas acho que era melhor não
prometer nada; especialmente sem saber se a GPL
terá qualquer validade legal em Portugal.

> - Trabalhar para evitar a entrada em vigor de legislação que ponha em
> causa o software livre (patentes de software, extensões da lei de
> direitos de autor - DMCA e SIAE são bons exemplos, etc).
>
> Apoio a quem trabalha com o software livre
>
> - Apoiar associações locais e internacionais ligadas ao software livre.
> - Apoiar conjuntos de pessoas não legalmente constituídos como
> associação que trabalhem em software livre.

> Eu contacto o Paulo Trezentos (GUL e POLI). A malta do Minho não deve
> ter dificuldade em falar com o António Coutinho.
muito bem

> Alguém conhece os dirigentes do PLUG ?
Não.

Jaime