[Fsfe-portugal] Missão (era Re: Primeira Reunião)

From: João Miguel Neves
Subject: [Fsfe-portugal] Missão (era Re: Primeira Reunião)
Date: 12 Jun 2001 08:27:48 +0100

On 12 Jun 2001 05:11:09 +0100, Ruben Leote Mendes wrote:
> Podemos começar já? :)

Claro.

> - Divulgação do software livre nas empresas, escolas e outras organizações.
> - Esclarecimento/lóbis das entidades governanmentais.
> - Tradução do GPL e estudo jurídico da sua validade em Portugal.
> - Organização de conferências de software livre.

- Divulgação e promoção do software livre
- Protecção e defesa do software livre
- Apoio a organizações que trabalham e/ou promovem software livre

Na prática, divulgação e promoção inclui (aviso, isto é para ser
construído ao longo do tempo, não no primeiro dia):

- Imagem (brochuras, logotipos, apresentações em escolas, empresas e
outras organizações).
- Esclarecimento aos vários estratos sociais da população portuguesa (o
que é o software livre, porque é melhor, quais as suas vantagens e/ou
desvantagens; organização de conferências, workshops, etc).
- Distribuição de software livre e criar um sistema de apoio ao
utilizador (não é obrigatório ser a própria associação - estou a pensar
aqui mais em termos de rede de FSUGs (Free Software User Groups)).
- Criação de uma rede empresarial - provavelmente integrada com a GNU
Business Network. Este ponto é crítico, a nossa credibilidade é
completamente diferente se falarmos de software livre e se nos disserem
algo do tipo "Isso é tudo muito giro, mas eu tenho o problema X e quem é
que mo resolve agora ?" e nós lhe entregarmos uma brochura com uma lista
de contactos de empresas que trabalham com software livre.

Protecção e defesa do software livre:

- Participação no projecto "Securing Free Software" (traduzir a GPL e
garantir a sua conformidade à legislação portuguesa).
- Apoiar processos em tribunal de autores portugueses ou estrangeiros
cujo software tenha sido abusado por portugueses.
- Trabalhar para evitar a entrada em vigor de legislação que ponha em
causa o software livre (patentes de software, extensões da lei de
direitos de autor - DMCA e SIAE são bons exemplos, etc).

Apoio a quem trabalha com o software livre

- Apoiar associações locais e internacionais ligadas ao software livre.
- Apoiar conjuntos de pessoas não legalmente constituídos como
associação que trabalhem em software livre.

Penso que estas devem ser as linhas de trabalho a ser seguidas. Em
termos de actividades que exigem uma organização "a sério" (leia-se
meses de preparação por 5 a 10 pessoas), penso que só vale a pena, por
agora, uma conferência de software livre por ano. Claro que a associação
apoiará outras actividades, e o trabalho de lobbying necessário para
evitar a passagem para a lei nacional de uma directiva comunitária (o
caso da versão europeia da DMCA) vai dar MUITO trabalho.

> Devem ser contactados o mais rápido possível. Os grupos relacionados com
> software livre que eu me lembre são todos de Linux:
>
> - GIL (gildot)
> - GUL
> - PLUG
> - POLI
> - Acrescentem outros grupos ou pessoas que considerem importantes de contactar

Eu contacto o Paulo Trezentos (GUL e POLI). A malta do Minho não deve
ter dificuldade em falar com o António Coutinho. Alguém conhece os
dirigentes do PLUG ?

--
                                                Joao Miguel Neves