[Fsfe-portugal] Forrmatos de documentação (era: [barulho]Voltei de féri

From: Jaime E . Villate
Subject: [Fsfe-portugal] Forrmatos de documentação (era: [barulho]Voltei de férias)
Date: Wed, 5 Sep 2001 17:34:05 +0100

On Wed, Sep 05, 2001 at 10:09:44AM +0100, Rui Miguel Seabra wrote:

> Que tal AbiWord? E GPL, tem um formato aberto em xml (human readable), e
> exporta para muitos formatos, inclusive xhtml, rtf (para os windomanos),
> LaTeX, etc...

Tenho tido inúmeras discussões sobre o tema nos últimos anos. Parece-me que os
três estamos de acordo em que actualmente não há nada melhor do que usar XML.
Usar um editor wysiwig (AbiWord) para gerar algo tão simples como um ficheiro
xml, parece-me uma perda de tempo; é precisa intervenção humana e não pode
ser deixado a que "make" trate disso automaticamente.

Para além disso o DTD de AbiWord não é muito difundido e mais vale investir
tempo em aprender a usar um DTD mais conhecido e usado. Por exemplo DocBook
seria mais útil. O problema é que não é fácil de usar para os principiantes,
igual que seria complicado ter que aprender a usar um DTD específico para
estatutos como propõe Ruben (não só o problema de produzir xml mas também
de poder transformá-lo em outros formatos).

O DTD de XML mais familiar para a maior parte de utilizadores é o XHTML; é o
que se usa em fsfe e em france.fsfeurope.org que vai ser onde ficará alojado
ansol.org. Eu posso passar xhtml facilmente para latex, ASCII, html, etc pois
já tenho feitas páginas de estilo XSL e ficheiros Makefile que o fazem
automaticamente. No caso que me compete (website de ansol.org) usarei
XHTML/XSL que é o que domino melhor; e falei de html porque passar para xhtml
é trivial usando tiddy. Se os responsáveis de escrever os estatutos querem
usar qualquer outro método, não tenho nenhuma objecção; só que quando for
para os afixar na página perde-se muito tempo passando de ASCII para xhtml e
não poderão ser incluidos rapidamente.

Jaime